No dia 13 de março, os alunos do 3.ºA da EB1 de Alcains, em conjunto com as Professoras Maria de Jesus, Dulce Luís e Dulce Martins, tiveram o privilégio de visitar em pormenor as urgências pediátricas e serviço de internamento da ala pediátrica do Hospital Amato Lusitano de Castelo Branco. Visita esta organizada pela mãe de um aluno desta turma que trabalha nas mesmas instituições: Dr.ª Helena Rodrigues.
A frase marcante ouvida da boca destas crianças, ainda antes de sairmos da escola foi: “Hoje vou ser médica/médico…” .
Aquando a chegada ao hospital, os alunos experimentaram um pouco de tudo: utentes que se dirigiam ao serviço de urgência pediátrica porque estavam doentes ou que tinham sofrido pequenos “acidentes”, onde puderam ser assistidos e ver como se tratam os doentes e quais os procedimentos que se realizam perante cada situação e ao mesmo tempo puderam ser médicos por um dia. “Médicos de palmo e meio”: trataram e cuidaram de “doentes” em diferentes casos.
Um braço, dedo ou perna partidos depois de cair do skate, uma dor de barriga forte, a picada por uma vespa, a dor num olho, foram as situações “vividas” pelos nossos protagonistas e que obrigam a uma ida ao Atendimento Urgente de Pediatria do Hospital amato Lusitano.
Além de outras coisas, foi uma maneira de ajudar a ultrapassar o “medo da bata branca” e das idas ao hospital, mostrando, com algum realismo e também muita brincadeira, o que acontece de facto quando as crianças precisam de ir ao Hospital.
Para além destas atividades, os alunos tiveram várias surpresas: ouvir contar uma história pela Bibliotecária Cláudia Cravo Jorge, da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, assistida por duas estagiárias, um lanche oferecido pelo HAL, bem como tiveram direito a uma agenda, uma caneta, um caderno e um livro.
Foi uma manhã recheada de aventuras e emoções.
O nosso bem-haja ao serviço de Pediatria do HAL.
As professoras Maria de Jesus, Dulce Luís e Dulce Martins.