Para a grande maioria dos nossos alunos e famílias, o 25 de abril “Revolução dos Cravos”, chegou ao seu conhecimento de forma indireta, por isso foi importante a sua abordagem em sala de aula. Assim, na semana de 22 a 25 de abril na sala de aula os alunos fizeram a leitura de obras relacionadas com esta temática, ouviram músicas, viram documentários e analisaram alguns depoimentos de pessoas que viveram este acontecimento tão importante da história de Portugal. Foi importante explicar-lhe como se vivia antes do 25 de abril e que por exemplo em 1970 cerca de 33,6% da população não sabia ler e que só 1,5% da população tinha um curso superior.
Hoje, passados 50 anos da revolução podemos dizer que esta levou a transformações profundas em todas as áreas da sociedade mas, foi a educação a que mais benefícios tirou, em 2021 a taxa de analfabetismo era de cerca de 3,1% e 20% da população tinha uma licenciatura.
Mas os alunos ficaram também a saber que o que se conquistou com o 25 de abril não está terminado, cada um de nós tem um papel ativo na luta por aquilo em que acredita, direito esse que nos foi concedido com o 25 de abril de 1974.
Professora Emília Pina
29
Abril