Semana Ubuntu na escola sede do Agrupamento

Semana Ubuntu na escola sede do Agrupamento

Na semana de 9 a 13 de maio de 2022, realizou-se na escola sede, a SEMANA UBUNTU. Apoiados pela equipe de formadores da Academia de Lideres Ubuntu, Cibeli Ambrósio e Rúben Fernandes, os professores Angelina Marques  e Adilton Albano e o Psicólogo Luís Marçal lançaram, junto dos alunos do 10.º CPTIS, as sementes do espírito Ubuntu. Contaram ainda com os testemunhos de vida de dois antigos colaboradores da escola: o professor Rogério Martins e o Sr. Albino ligeiro.

Ubuntu significa “Eu sou porque tu és”, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas. Esta palavra condensa a ideia de que a nossa humanidade se realiza num modo de estar na vida consciente da importância da interdependência de cada um com aqueles com quem se relaciona. Baseado na Ética do Cuidado, cada um é convidado a considerar-se responsável por cuidar de si, dos outros e do planeta. Os pilares que fundamentam o método Ubuntu visam o desenvolvimento das competências de Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço. Estas competências são trabalhadas em grupo através do recurso a dinâmicas, visionamento de filmes e outras atividades que visam ainda privilegiar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo também o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

Dos testemunhos que recolhemos junto aos alunos, sublinhamos a importância que a semana teve no processo que conduz ao autoconhecimento. Reconheceram ser hoje pessoas diferentes do que eram antes da SEMANA UBUNTU, não apenas no conhecimento que adquiriram de si próprios, mas sobretudo no modo como começaram a olhar, conhecer e relacionar-se com os outros. Sentem-se mais compreensivos, amigáveis, capazes de trabalhar em equipa. O que levaram desta semana ultrapassa os muros da escola e afetou as suas vidas em domínios fundamentais: “Estou agora mais aberto com os meus pais.” Se outras, muitas, razões não houvesse esta bastaria para dizer que a aposta da Escola de Alcains na formação Ubuntu foi um ganho para todos os participantes. A sementeira deu frutos e desejamos que continuem a germinar com futuras SEMANAS UBUNTU, a criação do CLUBE UBUNTU, um dos objetivos do programa, e o cultivar de uma forma de estar no mundo mais humana e solidária.

Que conselho dão os alunos do 10.º CPTIS, aos futuros candidatos a pertencer à família Ubuntu? “Venham de mente aberta e sejam criativos!”

A equipa UBUNTU

 

Notícia no jornal “Reconquista” do dia 19 de maio de 2022

Notícia na edição online do jornal “Reconquista”

https://www.reconquista.pt/articles/alcains-um-plano-para-as-pessoas-assente-em-valores-ubuntu

 

Informação complementar sobre o projeto ” Academia de líderes Ubuntu”

https://academialideresubuntu.org/pt/