No passado dia 9 de abril, os alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira tiveram a oportunidade participar na campanha “Vamos Capturar a Vespa Asiática” promovida pela Escola Segura em parceria com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Castelo Branco.
Aprofundaram os seus conhecimentos sobre a identificação deste inseto invasor – a Vespa velutina nigrithorax, o seu ciclo de vida, o impacto na destruição das colmeias das abelhas produtoras de mel e, consequentemente, no processo de polinização das plantas em geral. Construíram várias armadilhas que visam a captura das vespas fundadoras. Posteriormente e após a fermentação da solução realizada, elemento atrator, as armadilhas foram colocadas nas árvores de fruto do recinto escolar.
Por cada vespa fundadora capturada impede-se a criação de um novo ninho, contribuindo assim para a redução da expansão desta vespa no nosso território.
Feita a monitorização, constatou-se que foram capturados vários espécimes, incluindo a vespa-asiática (invasora) e a vespa-crabro (autóctone), sendo esta última mais visível nas fotos.
A professora Graciosa Mateus