Os projetos deste ano e no âmbito da 15.ª Edição do Prémio Fundação Ilídio Pinho “Ciência na Escola”, subordinado ao tema “A ciência na escola ao serviço do desenvolvimento e da humanização” – “Cozinha com Ciência: Crackers de azeite e rosmaninho”, ” Delícias da Vila” e “Papas de CaroMelo” já entraram em fase de desenvolvimento.
No dia 8 de março, a turma do pré-escolar da Póvoa de Rio de Moinhos deu mais um passo na confeção das suas “Crackers de azeite e rosmaninho”. Com a ajuda da professora Sandrine Ginja (coordenora do Projeto) e dos seus parceiros (Fábrica Lusitana e Meltagus) os pequenos cozinheiros vivenciaram a sua primeira experimentação culinária, fazendo uns deliciosos biscoitos de rosmaninho. No dia 14 de março, assistiram a uma palestra dinamizada pela Dr.ª Susana Morgado da Meltagus e onde aprenderam de onde vem o mel e como se produz este ingrediente bem docinho que irão juntar aos seus bolinhos.
No dia 13 de março, as turmas A e B do 4.º ano de Alcains deram mais um passo no desenvolvimento do projeto “Papas de CaroMelo”. Os alunos começaram por realizar vários contatos para várias entidades com o intuito de conseguir parcerias para o desenvolvimento desde doce tradicional de Alcains. Desta forma, deslocaram-se à Escola Agostinho Roseta de Castelo Branco, colocaram “as mãos na massa” e confeccionaram as papas com cogumelos. As Fábricas Lusitana forneceram o carolo, as Iguarias de Shitake forneceu os cogumelos e a Escola Agostinho Roseta de Castelo Branco, na pessoa do Chef Leonel Barata dicponibilizou a cozinha, a sua experiência e a dos seus alunos.
Durante toda a manhã, os nossos alunos experimentaram todo o processo de confeção de uma refeição para várias pessoas, desde a sopa ao pão e claro às sobremesas. Experimentámos fazer as “FAMOSAS” papas de Alcains e juntámos-lhe cogumelos Shitake e cogumelos Portubello. Experimentámos também o pudim da Beira Baixa com cogumelos.
As turmas do 2.º ano da Escola básica de Alcains também continuam a desenvolver o seu projecto ” Delícias da Vila”. No dia 2 de março, deslocaram-se ao Centro Ciência Viva, em Proença a Nova, onde aprenderam a fazer queijo de forma artesanal e trouxeram esse conhecimento para o Cabeço de Carvão onde têm experimentado fazer eles próprios os queijos de Alcains mas juntando cogumelos desidratados.
Neste sentido, convidamos toda a comunidade educativa a provar, na feira do queijo em Alcains, o trabalho desenvolvido por estes pequenos cozinheiros que têm aprendido que a cozinha é um verdadeiro e saboroso laboratório.
A equipa responsável pelo projeto