Por esta razão tão simples e, simultaneamente, tão grandiosa, por vezes os museus sentem a necessidade de se personificar de pernas e voz e, carregados de si, vão até às escolas para se dar a conhecer.
Assim foi! O Jardim de Infância de Alcains , do Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, recebeu o Museu dos Têxteis de uma forma extremamente calorosa e permitiu que se operasse uma viagem, sem sair do lugar, ao universo da produção têxtil, passando pelo processo de tosquia das ovelhas carregadinhas de lã, à limpeza e depuração dessa matéria e respetiva cardação e fiação, para finalmente culminar na sua tecelagem.
Tudo isto aconteceu de uma forma muito simples e lúdica, para permitir um primeiro contacto com esta realidade e potenciar uma futura visita com mais detalhe, mecanismos em funcionamento e os sentidos totalmente despertos.
Falar de lã no verão faz disparar todos os termómetros! No entanto, há quem diga que “o que tapa o frio, também tapa o calor”! Concordam?!
Da nossa parte, bem-haja pelo vosso tempo, pela ótima receção e por quererem saber mais sobre o vosso concelho! Só nos tornamos inteiros, crianças ou adultos, quando nos conhecemos e compreendemos o que nos rodeia!
Responsáveis do Museu dos têxteis