No dia 18 de março de 2023, os alunos do 5.º e 6.ºanos da Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira concluíram o seu trabalho no âmbito dos Domínios de Autonomia Curricular – DAC, disciplinas de CN, HGP, EDM, CD e participação no Projeto Pedagógico de Sensibilização Ambiental “O rio começa aqui”.
Esta última sessão de trabalho decorreu no recinto escolar e espaço exterior ao edifício da escola. Neste local os alunos partilharam os resultados dos seus trabalhos de pesquisa acerca de algumas espécies de animais que têm o rio como habitat. Realizaram-na com os seus colegas, professores e a equipa do Centro de Interpretação Ambiental do Parque Natural do Tejo Internacional de Castelo Branco, coordenados pela Dra. Paula Teixeira, responsável pela sua promoção e dinamização. Além desta partilha, e, para que a essência do projeto não caia no esquecimento, foi deixada uma marca, como chamada de atenção e sensibilização de todos – a sinalização de uma sarjeta do recinto escolar – com uma pintura contendo nome do projeto, data, identificação das turmas participantes, mascotes e nomes escolhidos: a lontra – Zagú e o cágado – Ruca.
Deste modo, pretendeu-se contribuir para a consciencialização ambiental dos mais jovens, acerca da valorização dos recursos hídricos a partir da compreensão da função/valor das sarjetas como local de drenagem/recolha das águas pluviais, e, o seu contributo para o início dos cursos de água, desmistificando um erro comum – considerá-las como esgotos.
Saudações fluviais
Prof.ª Graciosa Mateus