Maratona de Cartas pelos Direitos Humanos

Maratona de Cartas pelos Direitos Humanos

Está a decorrer até ao dia 31 de janeiro de 2023 a Maratona de Cartas pelos Direitos Humanos promovida pela Amnistia Internacional. O Agrupamento de Escolas José Sanches e S. V. da Beira aderiu a este movimento organizando uma campanha de sensibilização e divulgação sobre esta causa.

Durante o mês de novembro de 2022 a turma do 12.º ano do Curso Profissional Técnico de Apoio Psicossocial, no âmbito da disciplina de Sociologia, organizou uma palestra onde convidou os alunos do ensino secundário a conhecerem os casos dos cidadãos presos injustamente e promoveu ainda uma campanha com cartazes informativos na Escola EB 2.º 3.º Ciclos e Secundário de Alcains, na Escola EB 2.º e 3.º Ciclos de S. Vicente da Beira e na Vila de Alcains.

A campanha de sensibilização pelos direitos humanos terá continuidade ao longo do 2.º período. No passado dia 20 de janeiro realizou-se uma ação de sensibilização, sobre o tema “Os Direitos Humanos e as crianças”, com os alunos do 3.º e 4.º anos da EB 1.º Ciclo de Alcains, dando sustentação à realização da atividade de “Escrita Humana”, a decorrer no final do 2.º período com estes alunos.

Apelamos a que toda a comunidade que assine estas cartas, que defendem a libertação imediata destas cinco pessoas, e sobretudo que sejam em todos os momentos das suas vidas ativistas para o cumprimento dos direitos humanos.

Para assinar as cartas basta aceder ao site https://www.amnistia.pt/maratona/ assinar e colocar o código da nossa escola: UKGZ.

A nossa campanha em vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=MItTcqij-Ww

A Professora,

Teresa Fonseca