Horta biológica e o Jardim de Infância de Alcains

Horta biológica e o Jardim de Infância de Alcains

 

 

O ano letivo fechou com chave de ouro na nossa Horta, com a realização de uma atividade com os pequenitos do nosso Jardim de Infância. E tudo girou à volta do tema “cebola”.
Estiveram presentes as três turmas, com crianças dos 3 aos 6 anos, pelo que tivemos a preocupação de criar atividades que os pudessem envolver a todos e que fossem adequadas ao seu nível etário. E fez-se tanta coisa interessante!
Como sempre, de forma o mais prática possível, abordaram-se diversos conteúdos transdisciplinares. Fantástico! Houve alunos de 6 anos que já conseguiram ler “cebola” (sem ajuda)! Por exemplo, ao nível do português, dividiram a palavra “cebola” em sílabas, perceberam qual era a mais forte (tónica), descobriram que retirando a primeira sílaba ficava a palavra “bola”, ouviram ler adivinhas alusivas à cebola (tradição oral) e distinguiram feminino de masculino (cebolo/cebola); ao nível da matemática, formaram conjuntos de cebolas segundo categorias (cor e tamanho), fizeram contagens, ajudaram a fazer um gráfico simples; ao nível do meio, ficaram a saber como era a raiz da cebola, que a cebola é um caule “gordinho”(tuberculoso), que a cebola é formada por várias camadas, que a camada exterior normalmente se tira antes de a comer (crua ou cozinhada), que tem cheiro forte (cheiraram a cebola, depois de descascada) e que faz chorar… Ao nível da motricidade, a pares, entrançaram corda. E foram criativos: fizeram pulseiras, colares e coroas com as tranças de corda, colares com as réstias das cebolas… Isto para não falar da formação cívica: aguardaram a sua vez de intervir, ouviram com atenção, respeitaram as regras, etc, etc.
Lembrando tradições agrícolas, os alunos viram a professora Ana e a educadora Céu a enrestar as cebolas.
Todos se portaram muitíssimo bem e se mostraram interessadíssimos.
Adorámos tê-los connosco!

Prof.ª Ana Maria Duarte