Dia Mundial da Poesia/Árvore

Dia Mundial da Poesia/Árvore

No passado dia 21 de março, as crianças do JI e da EB1 de Lardosa deslocaram-se, no transporte dos pais/encarregados de educação, à Póvoa de Atalaia para comemorar o Dia Mundial da Poesia e o Dia Mundial da Árvore.

A Marta, da Casa da Poesia Eugénio de Andrade, professores e alunos do JI e da EB das Atalaias receberam-nos com imenso carinho e simpatia.

Juntos, realizámos uma caminhada por uma das metades do caminho Eugénio de Andrade onde, para além da primavera nos acolher com as suas cores e aromas, a Marta e algumas crianças declamaram poemas da autoria do poeta Eugénio de Andrade. Também fomos conhecer a casa da eira (onde o poeta viveu quando menino) e o jardim “o lugar da casa”.

No recreio da escola plantámos uma tangerineira em homenagem ao Dia da Árvore e ao poema “Frutos” de Eugénio de Andrade. Entoámos a canção “O primeiro gomo da tangerina” de Sérgio Godinho e trocámos presentes.

Depois do almoço e após degustarmos umas deliciosas panquecas, visitámos a Casa da Poesia Eugénio de Andrade e a Marta leu outros poemas do poeta e envolveu-nos na magia da poesia.

A partilha de saberes e sabores reinou nas palavras suculentas de tão belos poemas e na boa-disposição de todos os envolvidos!

O nosso bem-haja a todos os que contribuíram para a realização desta magnífica e enriquecedora atividade!

Professora Júlia Bento