Escola Básica Integrada de S. Vicente da Beira
No âmbito da Alimentação, os alunos do 1.º ciclo da EBI de S. Vicente da Beira foram desenvolvendo as atividades programadas no PAA.
Ouviram uma história “O livro com fome” do autor André Madaleno, depois foi explorada oralmente e com recurso a um jogo com os alimentos, ouviram provérbios e adivinhas, finalmente preencheram uma ficha de leitura para consolidação.
Na sexta-feira, na sala, prepararam as frutas que os alunos trouxeram para fazer uma salada. De tarde, trabalharam na horta e depois foram até ao refeitório para saborearem a salada, que as funcionárias tinham mantido no frigorífico. Estava fresquinha e muito saborosa! Alguns até repetiram.
As professoras:
M. José Agostinho, M. Luz Teodoro e Vera Camenhas
EB1 e JI da Póvoa Rio de Moinhos
No dia 14 de outubro, a EB1 e o JI da Póvoa de Rio de Moinhos juntaram-se para festejar o Dia Mundial da Alimentação.
Falou-se da importância de uma alimentação variada e equilibrada e foram realizadas várias actividades, como: visualização da história “A menina que não gostava de fruta”; audição e entoação de canções alusivas ao dia e confecionou-se uma salada de frutas com grande variedade de frutos, trazidos pelos alunos.
Por fim, todos degustámos a salada de fruta que estava deliciosa!
Professora Fátima Matos
JI dos Escalos de Cima
Dando cumprimento ao Plano Anual de Atividades, festejámos com muito agrado na sexta-feira, dia 14 de outubro, o Dia da Alimentação com iguarias saudáveis e muito, muito saborosas. Todos colaborámos trazendo os ingredientes e frutas para confecionarmos os nossos crepes deliciosos.
As educadoras
EB1 da Lardosa
EB1 da Lardosa
A importância de uma alimentação saudável e equilibrada é sempre um tema constante na sensibilização das crianças e adultos. Durante a passada semana, os alunos da EB1 de Lardosa desenvolveram e participaram em diversas atividades relacionadas com o tema. Ouviram histórias, participando nas “Leituras com Sabor”, atividade dinamizada pela Biblioteca Escolar do Agrupamento, cantaram canções, pintaram alimentos com aguarelas, construíram uma roda dos alimentos, jogaram o jogo da batata quente, desenharam frutos no programa Paint (…).
Tendo em conta a importância da fruta na nossa alimentação, não podiam faltar umas deliciosas espetadas de fruta! Agradecemos a colaboração dos pais, encarregados de educação e da assistente operacional.
Tantos saberes, tantas cores, tantos sabores!
Professora Júlia Bento
EB1 e JI de Tinalhas
No dia catorze de outubro, na parte da manhã, as crianças do Jardim de Infância e os alunos da Escola Básica do 1.º Ciclo de Tinalhas juntaram-se para celebrar o dia mundial da alimentação.
As crianças e os alunos confecionaram crepes e waffles saudáveis, para demonstrar que a alimentação saudável pode ser muito saborosa e divertida. No final realizaram um lanche partilhado com os crepes, as waffles, frutas e leite.
Foi uma manhã muito saborosa e divertida para os nossos pequenos chefs.
A educadora Ana Crespo e as professoras Rosa Jorge e Sandra Rodrigues
EB1 de Alcains
O Dia Mundial da Alimentação foi razão para o desenvolvimento de atividades diversas e interdisciplinares, que incluíram atividades de culinária, na escola do 1.º Ciclo de Alcains.
No edifício 2, os alunos de 4.º ano confecionaram e saborearam panquecas deliciosas. Na turma 3.4 A, com a colaboração da Biblioteca (a partir da exploração do conto “Branca de Neve”) assaram maçãs. E que lindas e saborosas estavam!
No edifício principal, as turmas, aproveitando alguns produtos colhidos da horta biológica (batata-doce, abóbora e espinafre) fizeram bolos e pão saudáveis. Uma turma de cada vez, com a respetiva professora, foi até ao pátio onde já estava o espaço preparado, com os acessórios e ingredientes necessários. Todos participaram e pouca coisa houve onde não tivesse estado uma mão pequenina! Nas turmas de 2.º e 3.º anos foram os alunos a ler a receita, enquanto os colegas iam ajudando as professoras a seguir os passos indicados na mesma. Finalmente verteram a massa obtida em tabuleiros retangulares. E foi bonito de se ver, pois houve massas amarelas, cor de laranja e até verdes!!!
Como na escola não temos forno, tivemos de recorrer ao dos vizinhos (Jardim de Infância) e de duas das professoras. Mas, durante a hora do almoço, tudo ficou cozido e desenformado. Por fim, de tarde, fez-se o lanche. Os diferentes bolos e o pãozinho amarelinho foram equitativamente distribuídos e todos provaram um bocadinho de cada.
Estava tudo tão bom, que rapidamente alguns tabuleiros ficaram vazios! O bolo de espinafres foi sem dúvida o preferido das crianças e o pão de abóbora o preferido dos adultos!
E se estão a pensar que não podemos comer bolos, estão enganados! O importante é fazê-los com ingredientes naturais, saudáveis e com pouco açúcar.
Foi um dia em cheio, com a participação, o empenho e a alegria de todos alunos a saborearem os bolos e o pão que tinham sido feitos por si, naquele “DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO”!