O Dia Mundial da Alimentação foi razão para o desenvolvimento de atividades diversas e interdisciplinares, que incluíram atividades de culinária, na escola do 1.º Ciclo de Alcains.
No edifício 2, os alunos de 4.º ano confecionaram e saborearam panquecas deliciosas. Na turma 3.4 A, com a colaboração da Biblioteca (a partir da exploração do conto “Branca de Neve”) assaram maçãs. E que lindas e saborosas estavam!
No edifício principal, as turmas, aproveitando alguns produtos colhidos da horta biológica (batata-doce, abóbora e espinafre) fizeram bolos e pão saudáveis. Uma turma de cada vez, com a respetiva professora, foi até ao pátio onde já estava o espaço preparado, com os acessórios e ingredientes necessários. Todos participaram e pouca coisa houve onde não tivesse estado uma mão pequenina! Nas turmas de 2.º e 3.º anos foram os alunos a ler a receita, enquanto os colegas iam ajudando as professoras a seguir os passos indicados na mesma. Finalmente verteram a massa obtida em tabuleiros retangulares. E foi bonito de se ver, pois houve massas amarelas, cor de laranja e até verdes!!!
Como na escola não temos forno, tivemos de recorrer ao dos vizinhos (Jardim de Infância) e de duas das professoras. Mas, durante a hora do almoço, tudo ficou cozido e desenformado. Por fim, de tarde, fez-se o lanche. Os diferentes bolos e o pãozinho amarelinho foram equitativamente distribuídos e todos provaram um bocadinho de cada.
Estava tudo tão bom, que rapidamente alguns tabuleiros ficaram vazios! O bolo de espinafres foi sem dúvida o preferido das crianças e o pão de abóbora o preferido dos adultos!
E se estão a pensar que não podemos comer bolos, estão enganados! O importante é fazê-los com ingredientes naturais, saudáveis e com pouco açúcar.
Foi um dia em cheio, com a participação, o empenho e a alegria de todos alunos a saborearem os bolos e o pão que tinham sido feitos por si, naquele “DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO”!