“Crochetando” em Alcains

“Crochetando” em Alcains

 

Este ano, o agrupamento de escolas José Sanches e S. Vicente da Beira oferece mais um ateliê de complemento à educação artística (CEA): um espaço em que se aprende croché, o “Crochetando”.  No início do ano, apenas alguns alunos aceitaram este desafio, mas ao longo do ano letivo, o número de jovens tem vindo a crescer, incluindo rapazes e raparigas. À medida que aprendem os pontos básicos (baixo, baixíssimo, alto e meio alto, círculo mágico…), vão aumentando o léxico relativo a este artesanato, lendo gráficos e seguindo indicações. A cada ponto novo, os alunos produzem um artigo que podem levar para casa, o que os motiva a aprender mais e com rapidez.

É certo que houve alguns (poucos) que não gostaram da experiência e saíram do grupo, mas os que ficaram e os que a estes se foram juntando, estão entusiasmados, chegando a solicitar à professora mais horas disponíveis.

Já criaram pulseiras, porta-chaves, pegas e bases, pompons, minhocas e abelhas. Alguns, até têm trabalhado em casa, trazendo para a escola o produto do seu esforço e mostrando-o cheios de orgulho. O que é certo é que tem sido um prazer para todos. Neste espaço combate-se a baixa autoestima, a ansiedade e a hiperatividade dos alunos. Incentiva-se a criatividade, o prazer da conquista com esforço, a dedicação a algo que demora o seu tempo a criar, em que o objetivo não é logo atingido e que, para terem sucesso, têm que fazer e desfazer, aceitar o erro e melhorar.

Se quiserem acompanhar a evolução destes jovens, podem seguir e comentar os trabalhos no Instagram criado para o efeito: https://instagram.com/crochetando.magia  Já temos quase uma centena de seguidores!

A coordenadora deste CEA

Armanda Patrício