“A inclusão refere-se à oportunidade que pessoas com deficiência têm de participar plenamente nas atividades educacionais, de emprego, de consumo, de recreação, comunitárias e domésticas, que são específicas do quotidiano social.” (Hegarty, 2001, p.81).
No passado dia 3 de dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência na EBI de São Vicente da Beira, envolvendo todos os alunos do 1.ºCiclo do Ensino Básico.
Neste sentido, convidámos a Senhora Maria da Luz (Luzita) para vir à nossa escola falar com os alunos sobre como é o seu dia a dia com a doença neurodegenerativa rara de que sofre há já alguns anos. Falou-nos dos seus talentos pessoais, nos quais se incluem: a escrita de textos em verso e prosa, fotografia, produção de postais, pintura e a elaboração de trabalhos feitos com diferentes materiais, partindo de fontes de inspiração que encontra no meio familiar ou assistencial em que vive. Apesar das suas dificuldades, já que possui apenas alguma mobilidade ao nível das mãos, a Senhora Luzita demonstrou aos alunos que com coragem e força de vontade podemos vencer muitas barreiras. Esta senhora serviu de exemplo para todas as crianças e adultos presentes, pois desde que assim o desejem, podem ultrapassar as dificuldades, atingirem o seu potencial e realizarem os seus sonhos.
Os alunos ficaram muito sensibilizados com a temática da Inclusão de crianças, jovens e adultos com deficiência, quer ao nível escolar, quer no mundo do trabalho, na vida pessoal ou no relacionamento com outras pessoas em contexto social.
Deste modo, o testemunho de vida da Senhora Luzita contribuiu para uma reflexão/debate sobre esta questão de Direitos Humanos tão importante, tendo os alunos produzido posteriormente diversos trabalhos pessoais, incluindo, textos, desenhos e mensagens de agradecimento à nossa convidada de honra. Estes trabalhos serão expostos na escola em data oportuna.
Os Professores: Maria da Luz Teodoro, Maria José Agostinho e António Oliveira