No último dia de aula do 1.º período, os professores da disciplina de Matemática do 2.º e do 3.º ciclo promoveram atividades variadas de carisma matemático.
Com o jogo do 24, os alunos tiveram oportunidade de praticar o cálculo mental, usando as quatro operações aritméticas. Fazer figuras geométricas com o Tangran, quebra-cabeça chinês inventado há quase mil anos, e que só chegou na Europa no começo do século XIX. Tiveram também a possibilidade de conhecer jogos matemáticos de raciocínio, estratégia e reflexão como o Ouri e o Hex. O Ouri pertence a uma família de jogos de tabuleiro designados por Mancala. A família do Mancala é muito antiga e a sua origem é incerta, no entanto, admite-se que tenha sido inventado pelos egípcios. Hoje em dia é praticado em vários países, em particular em Cabo Verde. O Hex é um jogo de estratégia abstrata que pertence à categoria geral de jogos de conexão. Este jogo foi inventado pelo matemático dinamarquês Piet Hein, que o introduziu em 1942. Foi independentemente reinventado em 1947 pelo matemático John Nash. O jogo de Damas e Dominó também tiveram lugar, em particular o Dominó algébrico, onde os alunos puderam praticar os seus conhecimentos de equações do 1.º grau. Os alunos depararam-se ainda com algumas questões, como: será necessário paciência, estratégia ou destreza manual para resolver os quebra-cabeças apresentados? O que terá a ver o centrifugar da máquina de levar com a resolução de um dos enigmas? Questionar, manusear, raciocinar e descobrir foi a proposta apresentada a todos os alunos que nos visitaram.
dezembro de 2022
Prof.ª Rosalina Santos