Atividade de transição de ciclo do 4.º para o 5.º ano “A minha futura escola é fixe”

Atividade de transição de ciclo do 4.º para o 5.º ano “A minha futura escola é fixe”

Transição para o 5.º ano!…

Estás preparado? O desafio foi  lançado.

Com a finalidade de suavizar a transição de todos os alunos do Agrupamento na do 4.º para o 5.º ano, o Departamento de Educação Especial, o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) e o Gabinete de Apoio Individual ao Aluno (GAIA) dinamizaram, no dia 22 de maio a atividade de transição de ciclo, intitulada “A Minha Futura Escola é Fixe” em articulação com professores de 4.º ano, do 2.º ciclo, pais/encarregados de educação, mentores e pessoal não docente da escola sede do Agrupamento

É expectável que alunos, pais, encarregados de educação sintam algumas inquietações e preocupações relativamente à frequência de uma nova escola de maior dimensão e com uma dinâmica completamente diferente, após quatro anos numa escola do 1.º ciclo, num contexto mais restrito, quase familiar, sobretudo para os alunos que vêm das aldeias anexas ao Agrupamento, incluindo S.V. da Beira… Uma nova experiência e o começo de uma nova etapa!

Ao 1.º toque de entrada, encarregados de educação, pais, irmãos mais velhos e condutores de carrinhas de  algumas Juntas de Freguesia deixaram os meninos, num frenesim de curiosidade, à entrada. Passada a portaria um mundo diferente se impôs e um dia diferente começou! Antes de iniciarem as atividades houve lugar a uma receção de boas-vindas pela Subdiretora do Agrupamento no auditório da escola sede, tendo os novos alunos, sido apadrinhados pelos respetivos mentores “a equipa dos amarelinhos” que os acompanharam ao longo de todo o dia, tanto nas aulas com os futuros colegas de 2.º ciclo como em atividades de orientação e conhecimento do novo espaço escolar onde puderam experienciar atividades no âmbito de alguns dos Projetos existentes na Escola, tais como: Desporto escolar; IncluAarte, Escola Alerta,  Ciência divertida, Xadrez entre outros. Da mesma forma, foram acompanhados nas refeições (lanches e almoço), podendo assim, os futuros alunos perceber todo o processo que vai desde o carregamento do cartão, a compra das senhas para o almoço e, finalmente, a degustação do mesmo.

Esta é uma atividade que, pela sua pertinência, se repete ano após ano, pois a sua continua a revelar-se como uma estratégia facilitadora no processo de transição do 1.º para o 2.º ciclo, na construção de uma atitude positiva em relação à escola, diminuindo assim, níveis de ansiedade, medos e inseguranças.

Neste dia, estes alunos tiveram a oportunidade de vivenciar e perspetivar o seu percurso escolar no agrupamento que se quer tranquilo e confiante para novas aprendizagens e amizades.

Departamento de Educação Especial, SPO e GAIA.