Alcains novamente de ouro no SuperTmatik de Geografia

Alcains novamente de ouro no SuperTmatik de Geografia

A Beatriz Barata, que frequentou o 9.º ano de escolaridade no ano letivo 2022-2023 na Escola Básica e Secundária de Alcains, do Agrupamento de Escolas (AE) José Sanches e São Vicente da Beira, conquistou o primeiro lugar – a medalha de ouro – no XV Campeonato de SuperTmatik de Geografia – 3.º ciclo, nível 9. Residente na vila de Alcains, a Beatriz destacou-se entre 5406 alunos oriundos de Portugal e dos outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste. A Beatriz foi a única aluna do 9.º ano no AE a chegar aos lugares recompensados com as medalhas. Com esta excelente prestação a Beatriz contribuiu com a quarta medalha da competição de Geografia para o AE nos últimos quatro anos letivos.

Em 2020-2021, o Gonçalo Quinteiro, no 7.º ano da escola de Alcains obteve a medalha de ouro e, a Luísa Domingos, no 8.º ano da mesma escola, alcançou a medalha de prata. A primeira vez que os alunos chegaram ao pódio foi com a Inês Francisco, que frequentou o 7.º ano, no ano letivo 2019-2020, na escola de São Vicente da Beira. Mesmo com a pandemia da Covid-19 e com os vários meses de confinamento e ensino à distância, esta aluna obteve a medalha de bronze.

A Beatriz Barata no final da prova internacional referiu-nos que “gostei mais de treinar o SuperTmatik pois aprendi bastantes coisas acerca do Mundo. E de estar com os amigos. Não houve nada de que não gostasse”. O seu professor de Geografia também nos confirmou que a aluna conseguiu juntar a este resultado de grande qualidade e valor, uma aquisição das aprendizagens de nível 5 nos três períodos letivos com todos os testes de avaliação nos 100%. Neste final de ano letivo o Conselho de Turma propôs a Beatriz para o Quadro de Mérito (atividades extracurriculares) e para o Quadro de Excelência, com 4,92 pontos num máximo de 5.

As suas colegas Laly Bartnicki (de nacionalidade francesa), 12.º lugar, e Joana Francisco, 15.º lugar, ambas do 9.º ano na Escola Básica Integrada de São Vicente da Beira, e o Santiago Gomes, 24.º lugar, 9.º ano na escola de Alcains, também se destacaram pelo seu interesse, empenho e trabalho em 5406 alunos participantes – nível 9.

O AE também teve mais alunos que se destacaram no campeonato de Geografia, nomeadamente, o Tomás Dias, que mora na aldeia do Ninho do Açor e realizou o 7.º ano na escola de São Vicente da Beira, num promissor 11.º lugar entre 5814 alunos que concorreram – nível 7.

Ao longo das três fases da competição houve a possibilidade de desenvolver diversas aprendizagens nos alunos. De salientar o pensamento crítico e criativo, o raciocínio, o saber científico, o relacionamento interpessoal, o desenvolvimento pessoal e a autonomia. O campeonato e a disciplina também permitiram a sensibilização para a proteção do ambiente, as alterações climáticas, a população, a sociedade e o território em Portugal, na Europa e no Mundo.

Prof. Carlos Casal