No dia 31 de março as turmas dos 8.ºs anos do Agrupamento José Sanches e SVB de manhã visitaram o Museu dos Lanifícios, na Universidade da Beira Interior e, à tarde, visitaram o Castelo de Belmonte e o Museu Judaico da mesma vila.
Após uma introdução pelos responsáveis dos espaços museológicos os alunos puderam aprender mais sobre diversos temas. No Museu dos Lanifícios, na Real Fábrica de Panos, após um vídeo com contextualização histórica e geográfica viram os recipientes e equipamentos necessários à tinturaria dos panos de lã. Na Real Fábrica Veiga viram toda a maquinaria necessária e as etapas para transformar os recursos naturais em peças de roupa com alguns exemplares de lã expostos. Tiveram também acesso a informação sobre diferentes tipos de energia utilizada ao longo do tempo e função social da antiga fábrica.
No Castelo de Belmonte, que data do século XIII com modificações posteriores, ouviram a sua resenha histórica e visitaram as muralhas e a Torre de Menagem.
No Museu Judaico ouviram um resumo da história desta comunidade no nosso país, que se mantém ativa atualmente em Belmonte, e o seu contributo para a sociedade. Viram depois objetos do seu quotidiano, ouviram também cantares dos seus rituais religiosos e viram, por exemplo, apelidos de família de origem judaica.
Concretizou-se assim a interdisciplinaridade de saberes que poderá enriquecer os jovens com maior conhecimento, por exemplo, sobre a transformação de recursos naturais, a origem da sua cultura e história da região.
Professora Lisete Sousa