No dia 31 de março, as turmas 3.4 A e 4.º B da EB1 de Alcains e as turmas das escolas de Escalos de Cima, Póvoa de Rio de Moinhos e Tinalhas participaram na visita de estudo a Belmonte.
A partir do Museu Judaico, fomos convidados a conhecer a história da última comunidade Criptojudaica que sobreviveu no nosso país. Nesta experiência, pudemos conhecer a Antiga Judiaria e visitar a Sinagoga BET-ELIAU.
No Museu dos Descobrimentos/ exposição indígena, tendo como ponto de partida a Vila de Belmonte, vivenciámos a viagem que Pedro Álvares Cabral efetuou em 1500, tendo chegado à Terra de Vera Cruz no dia 22 de abril. Aqui, visitámos também uma exposição onde ficámos a conhecer a vida e os costumes das principais etnias indígenas que habitaram a Costa dos Descobrimentos.
A visita alargou-se ao Ecomuseu do Zêzere, onde nos “transportou” durante 240 km do rio que é inteiramente português. Assim, permitiu-nos conhecer a fauna e a flora que se encontra ao longo do curso do rio, dando ênfase a algumas espécies em via de extinção.
Tendo o ponto de partida o Castelo de Belmonte, local onde nasceu o descobridor do Brasil e aproveitando para consolidar conhecimentos aprendidos na área de Estudo do Meio, os alunos, Professoras e Assistentes Operacionais “participaram numa viagem” simplesmente magnífica que Pedro Álvares Cabral efetuou em 1500.
Esta viagem levou-nos para uma experiência com conhecimento da tripulação, embarcações e instrumentos de navegação, passando por uma tempestade e muitas experiências no Museu dos Descobrimentos.
Para finalizarmos esta magnífica visita, visitámos o Museu do azeite, onde conseguimos ver todo o processo de fabrico do azeite, o ouro líquido, tão apreciado às nossas mesas…
Foi um dia muito proveitoso!
As Professoras:
Cristina Mesquita
Dulce Luís
Fátima Matos
Ida Soares
Rosa Jorge