As Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) são um importante problema de saúde pública em todo o mundo, tanto pela sua alta prevalência quanto pela forma de transmissão. A prevenção depende muitas vezes de intervenções não só assistenciais como comportamentais, educacionais e até socioculturais. Embora, na maioria dos casos, exista tratamento eficaz, as IST, quando não tratadas, podem evoluir com complicações sérias.
A pensar na educação para a prevenção sobre esta temática, o Programa Educação Saúde do AEJSSVB, dinamizou em articulação com o currículo de Ciências Natureza e Educação para a Cidadania e Desenvolvimento do 9.º ano, uma sessão sobre esta importante temática, para melhor conhecer estas infeções e prevenir comportamentos de risco com consequências indesejáveis e muito sérias, afetando inclusive uma transmissão sustentada na comunidade jovem e adulta.
Estas sessões tiveram a colaboração da Unidade Cuidados à Comunidade de C. Branco, dinamizadas pela Enf.ª Valentina Gonçalves.
Professora Fernanda Sousa