Depois de numa primeira fase, em dezembro de 2021, trinta professores terem estado em formação numa organização conjunta entre o Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira e responsáveis pelo projeto nacional Escolas Ubuntu, em maio de 2022 foi feita a primeira semana Ubuntu. Agora, entre os dias 23 a 27 de janeiro, foi construída a segunda semana Ubuntu, neste caso com a turma do 10.º ano, CTPTIS – Técnico de Informática – Sistemas
Em colaboração com a Direção-Geral da Educação, o programa Escolas Ubuntu procura contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais em linha com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, procurando promover o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar, bem como formar cidadãos ativos.
A fase seguinte do trabalho passará pela consolidação do clube Ubuntu que envolverá alunos do Agrupamento em atividades que visam desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço à comunidade, bem como a criação do espírito “tornar-se pessoa” à luz dos princípios enunciados.
A equipa
Teresa Fonseca, Luís Marçal e Adilton Albano
—————————————————————————————————————————————–
Notícia no jornal Reconquista do dia 2 de fevereiro de 2023