O Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira acolheu, entre 8 a 10 de outubro, doze professores oriundos de quatro países europeus: Bulgária, República Checa, Itália e Reino Unido, país coordenador, no âmbito do projeto Erasmus+,’Primary International Schools together for the exChaNge of Interactive CLIL training (P.I.C.N.I.C.)’, KA2.
Esta foi a terceira sessão de trabalho, após os encontros de, novembro de 2018, em Birmingham, Inglaterra e de março de 2019, em Sófia, Bulgária.
O referido projeto destina-se a professores a trabalhar com o 1.º ciclo do Ensino Básico, promovendo o trabalho colaborativo entre os professores e alunos dos países parceiros, reforçando a utilização da língua inglesa, nomeadamente com a integração da metodologia CLIL e propiciando a partilha de experiências e saberes.
Os trabalhos decorreram na escola do 1.º ciclo de Alcains, na escola sede do Agrupamento, na cidade de Castelo Branco e em Monsanto, concelho de Idanha-a-Nova. Foram estabelecidas e concretizadas parcerias com diversas entidades, designadamente: Escola Superior de Educação, de Castelo Branco, com a presença da Professora Doutora Margarida Morgado; Agrupamento de Escolas Gardunha e Xisto do Fundão com as professoras Fernanda Baptista e Ana Cavalheiro e Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, Idanha-a-Nova, com a participação e colaboração do professor André Azeiteiro. Esta última parceria, em articulação com o projeto Europeu Erasmus+, ‘ESTEAM’ (Enhancement of School TEAching Methods), onde também o Geopark Naturtejo é parceiro, apresentou a App TeachOUT, desenvolvida para o Ensino ao ar livre, nas Ciências Naturais, fazendo uso das novas tecnologias, promovendo a disseminação do referido projeto e integrando os objetivos do KA2- P.I.C.N.I.C. Estes quatro docentes e respetivas instituições foram parceiros muito importantes na concretização dos objectivos definidos para o trabalho efetuado, disponibilizando a partilha da sua experiência e conhecimentos, o que facilitou e enriqueceu, de forma clara, os bons resultados alcançados nestes dias de trabalho.
Até à concretização do próximo encontro, que decorrerá na República Checa, em janeiro de 2020, os professores, envolvidos no projeto continuarão a desenvolver o trabalho definido na agenda, para cumprimento dos objetivos deste projeto Erasmus+, sempre na perspetiva de melhorar as suas práticas educativas, dando resposta às necessidades dos alunos e contextos pedagógicos.
A equipa responsável pelo projeto