Projeto Erasmus+ – Discovering European Art and Culture – Estónia

 

Este projeto, no âmbito do Erasmus +, tem a duração de dois anos letivos. Na semana de 5 a 10 de maio de 2019, um grupo de três professores e quatro alunos, do 4.º ano do Agrupamento, participaram no segundo encontro previsto, em Kohtla-Järve, na escola Kesklinna Põhikool, na Estónia.

O Discoverinng European Art and Culture, cujo principal objectivo é partilhar e divulgar aspetos da arte e cultura europeias integra a França, Portugal, Estónia, Grécia e Eslovénia. A semana foi preenchida, para os professores, com reuniões de trabalho e visitas culturais. Para os alunos, o tempo foi repartido entre as salas de aula, com atividades propostas pelos professores das turmas, com o preenchimento do “caderno de viagem” individual, em que anotavam as suas experiências e vivências, e as diferentes viagens programadas.

As visitas foram diversificadas. Incluíram o Estonian Mining Museum e a respetiva mina já desativada. Viajámos até Avinurme, uma povoação próxima, onde visitámos uma casa museu e realizámos um workshop de cestaria. A cidade de Narva, na fronteira com a Rússia, junto ao rio com o mesmo nome, foi outro local que conhecemos, com o seu castelo e paisagens admiráveis. As últimas visitas foram às cascatas de Valaste, junto ao Mar Báltico e a um maravilhoso parque, em Toila. Também no último dia houve um espectáculo com representações, danças e cantares de todos os países envolvidos.

O programa foi cumprido na íntegra, tanto em relação às atividades realizadas como ao cumprimento dos horários estabelecidos. As viagens decorreram com normalidade, tal como a estadia. Foi uma atividade que certamente será inesquecível para o grupo.

O grupo de trabalho