Anos letivos em que decorreu: 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021
Países envolvidos: Eslovénia, Estónia, França, Grécia e Portugal
Decorreu, na semana de 21 a 25 de junho o último encontro deste projeto que teve lugar na Eslovénia, na Localidade de Starše. Nesta mobilidade não houve participação de alunos de nenhum país devido às medidas de contingência relacionadas com a pandemia, tendo efetuado a deslocação os docentes: Paula Pais, Angelina Marques e Luís Gonçalves.
As viagens decorreram sem percalços já que respeitámos todas as normas sanitárias exigidas para as deslocações. O encontro decorreu normalmente e o programa foi cumprido na íntegra, tanto em relação às atividades realizadas como ao cumprimento dos horários estabelecidos. A semana foi preenchida com trabalho relacionado com o projeto e com visitas culturais. Em ambas as situações foram cumpridos os objetivos com elevado índice de avaliação positiva. A receção na escola foi calorosa e permitiu-nos conhecer as instalações e o modelo de organização da instituição. As visitas foram diversificadas e permitiram aprofundar o conhecimento sobre o país, a sua arte e a sua cultura.
Em Ptuj percorremos a parte antiga, a torre e o castelo. Neste último há a destacar o grande acervo de obras de arte, armas e instrumentos musicais. Na visita à região histórica de Gorenjska conhecemos o Lago Bled, a estação de esqui de Planica e a capital do país, Liubliana.
No último dia do encontro visitámos a escola de Marjeta frequentada pelos alunos dos primeiros anos de escolaridade e fomos recebidos pelas autoridades locais de Starše. Seguiu-se uma visita a Maribor com um passeio de comboio turístico. O jantar de despedida foi numa quinta em Puklavec, com comida tradicional do país e também uma atuação musical.
Uma experiência inesquecível e enriquecedora para todos os participantes.
A equipa