A horta biológica da EB1 de Alcains, através da coordenação das professoras Ana Maria Duarte e Maria Ascensão Roque, foi premiada em primeiro lugar, ex aequo, com outras duas escolas na modalidade hortas pequenas. Parabéns a todos os alunos envolvidos, às duas docentes, bem como às restantes professoras, assistentes operacionais e encarregado(a)s de educação que ao longo do ano letivo 2022-2023 deram o seu contributo para o reconhecimento agora alcançado.
O júri do concurso “Hortas Bio nas Eco-Escolas”, neste ano letivo, entre mais de 400 hortas escolares que concorreram, premiou a horta biológica da EB1 de Alcains (em ex aequo com mais duas escolas), na categoria “hortas pequenas” (menos de 50m2). Já no ano 2020/2021 lhe tinha sido atribuída uma menção honrosa.
O Projeto Hortas Bio, que foi lançado pelo programa Eco-Escolas no ano letivo 2012-2013, pretende estimular o aproveitamento dos espaços exteriores das escolas para a realização de hortas escolares, seguindo os princípios da Agricultura Biológica. Pretende-se que o projeto não só contribua para alertar para a necessidade de uma alimentação mais saudável e a favor de uma exploração do solo sustentável, como também permita abordar de forma didática muitos dos conteúdos curriculares do ano letivo. Foi exatamente com esse intuito que em novembro de 2020 os coordenadores do programa Eco-Escolas deram início à criação de uma pequena horta na EB1 de Alcains. Desde então para cá, tem sido um sucesso, em especial junto dos alunos.
Para participar no desfio que é lançado anualmente pela ABAE, em relação às hortas escolares, cada escola, anualmente, tem de apresentar e descrever a horta escolar que se encontra a desenvolver. Para serem elegíveis, estas hortas escolares devem ser desenvolvidas de acordo com os princípios da Agricultura Biológica, ou seja, sem a aplicação de produtos químicos de síntese, não autorizados na Agricultura Biológica; com culturas consociadas, incluindo hortícolas e aromáticas; demonstrando o envolvimento ativo dos alunos e com condições de sustentabilidade para além do corrente ano letivo. Os projetos são depois avaliados de acordo com os critérios: envolvimento dos alunos e comunidade; técnicas agrícolas utilizadas para instalação e/ou manutenção da horta; sustentabilidade da horta; originalidade/atividades complementares.
A escola irá receber o seu prémio (a definir) no dia da entrega do galardão (Dia das Bandeiras Verdes), que se realizará, possivelmente, no próximo mês de outubro.
Para saberem tudo sobre a atribuição dos prémios “Hortas Bio nas Eco-Escolas – 2022/2023” consultem: https://ecoescolas.abae.pt/our_news/hortas-bio-nas-eco-escolas-escolas-premiadas-2022-2023/
Para conhecerem e acompanharem as atividades da Horta Bio da EB1 de Alcains, sigam a página do Facebook https://www.facebook.com/hortabioalcains/
Notícia no Jornal Reconquista, edição online do dia 28 de julho de 2023:
https://www.reconquista.pt/articles/alcains-horta-biologica-da-eb1-premiada