Está a decorrer na Escola Básica e Secundária de Alcains, uma Exposição de trabalhos, fotografias e postais realizados durante o ano letivo, pelos alunos e professoras envolvidos no Projeto Literacia para a Floresta.
O Projeto aborda a importância da Floresta, através de uma metodologia inovadora, que leva os alunos a descobrir diferentes ecossistemas florestais e como contribuir para a sua conservação. A realização de saídas de campo permitiram a observação e contacto com os ambientes naturais, reconhecer e valorizar a Floresta.
A Exposição retrata os conhecimentos e experiências adquiridos pelos alunos, com forte pendor pedagógico sobre a Floresta enquanto ecossistema, a sua biodiversidade, funções e ameaças.
Os alunos aprenderam como atuar na conservação das espécies e através de exemplos práticos, construíram, com muito empenho e grande envolvimento, comedouros, bebedouros, caixas-ninho, abrigos para aves e hotéis para insetos.
Na reta final desta experiência enriquecedora e no término deste ciclo de atividades, os alunos poderão, ainda, assistir ao 3.º Webinar, promovido pela Liga para a Proteção da Natureza, no Dia Internacional da Biodiversidade, onde vão ser abordadas questões em direto à especialista convidada Joana Alves (bióloga e investigadora auxiliar no Departamento de Ciência da Vida e Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra) e, participar no Encontro Municipal online, para avaliação do Projeto, que conta com a participação de todos os envolvidos a nível Nacional e, que contará com um representante de cada Autarquia.
A equipa constituída pelas professoras Cecília Banhudo, Cristina Granada, Cristina Lopes, Fátima Silva e Margarida Conceição agradece à Liga para a Proteção da Natureza, à Câmara Municipal de Castelo Branco, na pessoa da Sra. Vereadora da Educação, Dra. Patrícia Coelho e ao Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira, pelo apoio prestado.