Debate subordinado ao tema “O Impacto da Desinformação na Democracia”

Debate subordinado ao tema “O Impacto da Desinformação na Democracia”

A 18 de novembro de 2021, data da comemoração do Dia Mundial da Filosofia, realizou-se, no auditório da Escola Básica e Secundária de Alcains, um debate subordinado ao tema “O Impacto da Desinformação na Democracia”. As professoras de Filosofia, Catarina Ribeiro e Conceição Oliveira, levaram à discussão, com os alunos do ensino secundário regular, um tema/problema do mundo contemporâneo que, este ano, coincidiu com o tema lançado para o Projeto Parlamento dos Jovens 21/22.

Os alunos participaram empenhadamente no debate, tendo este ganho em profundidade com as pertinentes intervenções dos professores que acompanharam as turmas. Foram discutidos, entre outros, problemas como a formação da opinião; o estatuto da verdade; o conceito de desinformação; identificação e modos de ação perante notícias falsas; o conceito de democracia;  legislação sobre liberdade de expressão e lançado o desafio de pensar como responder à questão: como legislar para fazer frente às notícias falsas sem que seja limitada a liberdade de expressão?

Dada a complexidade da temática, ficaram no ar, como não poderia deixar de ser, muitas dúvidas e problemas, sobre os quais os alunos foram convidados a pensar. Aqueles que pretenderem organizar-se para, no âmbito do Parlamento dos Jovens, aprofundarem o tema e lançarem propostas de medidas a adotar (a apresentar nas sessões Escolar, Regional ou Nacional – Assembleia da República), deverão orientar o seu trabalho a partir das questões que foram lançadas no debate e que aqui reproduzimos:

  • Como pode o Estado proteger a sociedade contra pessoas singulares ou coletivas que produzam, reproduzam ou difundam narrativa considerada desinformação?
  • Como podem as políticas nacionais prevenir a disseminação das notícias falsas e incentivar a sua diminuição?
  • Que medidas deverão ser adotadas no imediato para sensibilizar os mais vulneráveis para as consequências da desinformação?
  • Que mecanismos devem ser criados para melhorar a capacidade das instituições para detetar, analisar e denunciar a desinformação?
  • Que medidas devem ser tomadas para defender os processos democráticos e preservar a confiança dos cidadãos nas instituições públicas, tanto a nível nacional como a nível da União?
  • De que forma pode cada um de nós contribuir para fazer face a este fenómeno?

Os interessados deverão contactar a professora coordenadora do Projeto “Parlamento dos Jovens” para o Secundário: Conceição Oliveira.

A todos os participantes o nosso muito obrigado!

Prof.ª Conceição Oliveira