Dia da alimentação na EB1 de Alcains

Dia da alimentação na EB1 de Alcains

 

Uma vez mais a EB 1 de Alcains não esqueceu do Dia Mundial da Alimentação.

Ao longo da semana as professoras foram abordando o tema da alimentação saudável na sala de aula, nomeadamente com recurso à apresentação de imagens e vídeos elucidativos. Algumas turmas envolveram-se de forma prática na comemoração, realizando diversas atividades culinárias, em especial no dia 16, segunda-feira (gomas, panquecas…). As turmas de 1.º ano contaram com a colaboração do Clube Ciência Viva, na confeção das gomas. No âmbito do Projeto “Escola a Ler”, a Professora Dulce fez a apresentação e exploração de histórias alusivas à temática nas diversas turmas.

A semana terminou em grande, na sexta-feira, dia 20, com a confeção e degustação de marmelada, feita de forma o mais saudável possível com fruta da época (marmelos inteiramente biológicos que a Professora Ana trouxe da sua quinta). A Professora Dulce foi a chef de serviço, tendo como ajudantes as Assistentes Operacionais e algumas docentes.

Os alunos, divididos em 3 grupos, assistiram com muito gosto e atenção ao que estava a decorrer. Ao mesmo tempo, paralelamente, iam sendo trabalhados diversos assuntos e promovidas experiências sensoriais e experimentais, sem esquecer a mobilização de conhecimentos matemáticos. Tudo sempre interligado, para a aquisição de hábitos corretos, desde tenra idade.

Foi ainda relembrado o que podemos fazer com os restos alimentares (por exemplo, as cascas e caroços dos marmelos).Por isso, no final, os alunos foram colocá-los na pilha de compostagem da nossa Horta Biológica. Algumas cascas e caroços foram reservados para serem posteriormente utilizadas na confeção de geleia.

A degustação da marmelada, com raras exceções, foi imensamente aprovada pelas crianças e pelos adultos! E esperamos que pelas famílias também, pois cada aluno levou um copinho para casa com um pouco de marmelada para prova!