Selo eTwinning

Selo eTwinning

 

O eTwinning é uma Ação do Programa Erasmus + da União Europeia que tem como principal objetivo criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas, através do desenvolvimento de projetos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

O eTwinning pretende promover, em professores e alunos, a consciência do modelo europeu de sociedade multilingue e multicultural.

Em Portugal, o eTwinning contribui  ainda para alcançar as competências previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória .

Em cada país, anualmente, os professores que desenvolvem projetos eTwinning com os seus alunos podem candidatar-se à obtenção de um Selo Nacional de Qualidade (SNQ), o qual reconhece a qualidade do projeto de acordo com cinco critérios: colaboração entre escolas parceiras; utilização do digital em contexto educativo; abordagens pedagógicas; integração curricular; resultados e documentação.

O 2.º B da Escola Básica de Alcains, no ano letivo 2022/2023 desenvolveu o projeto “My Culture Bag” com  colegas da Turquia, Itália, Lituânia, Polónia, Roménia, Espanha e Geórgia e por este trabalho a Organização Nacional de Apoio eTwinning atribuiu-nos o selo de Qualidade.

Professora Maria Emília Santos Pina