Projeto Erasmus+ KA1 subordinado ao tema “À procura da harmonia na diversidade”

Agrupamento José Sanches e S. Vicente da Beira acolheu Projeto Erasmus+ KA1 subordinado ao tema “À procura da harmonia na diversidade”

     Falar na diversidade, significa tentar responder às necessidades que todos temos enquanto pessoas diferentes. Potenciar a cultura escolar apostando na diversidade, ajudará as pessoas mais frágeis a sentirem-se como elemento social com os mesmos direitos de trabalho, de educação, de ócio, de viver em sociedade de uma forma justa, igualitária com todos, enquanto pessoas diferentes que somos.

    Assim, neste sentido de partilha e de troca de experiências o Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira recebeu e acompanhou, entre os dias 12 a 16 de março, quatro professoras oriundas da Escola Osnova Sola Pod Goro Slovenske Konjice, na Eslovénia, no âmbito do projeto Erasmus+ KA1 subordinado ao tema “À procura da harmonia na diversidade”.

     Ao longo da semana, as quatro professoras participaram em sessões de trabalho com a direção, alunos e professores do Agrupamento. Assistiram ao trabalho desenvolvido ao nível do Ensino Pré-escolar, do 1.ºCiclo, do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO), nomeadamente no trabalho desenvolvido no âmbito do Gabinete de Apoio Individual ao Aluno (GAIA), projetos do agrupamento, atividades extra curriculares, enquanto processos capazes de promover e facilitar a  comunicação e interação, no sentido de desenvolver competências pessoais e sociais conducentes ao sucesso escolar de todos os alunos e à inclusão na comunidade e no mundo cada vez mais global. Com o departamento de Educação Especial, envolveram-se em atividades mais funcionais, com alunos e professores, práticas inclusivas essenciais à autonomia dos alunos que lhes permitam ingressar na vida ativa, como os protocolos com empresas e instituições da comunidade e com o Centro de Recursos para a Inclusão (CRI). Para melhor compreenderem esta parceria entre a escola, comunidade e o CRI, as professoras representantes do Projeto Erasmus+ KA1, tiveram uma visita guiada à APPCDM de Castelo Branco, incluindo as oficinas sediadas no edifício da Carapalha.

     Esta partilha de experiências levou-nos a uma reflexão conjunta para melhorar as práticas dos profissionais dos dois estabelecimentos de ensino, bem como as metodologias implementadas, além de perspetivar uma cooperação, num futuro próximo.

     No último dia de atividades, as professoras eslovacas estiveram também presentes na já tradicional atividade do “Compadres e comadres”, momento de partilha e convívio do agrupamento.

A equipa responsável