Espantalhando…na Quinta do Chinco

       No dia 19 de março, as duas turmas da EB1 de Lardosa deslocaram-se até à Quinta do Chinco, em Castelo Branco, em resposta ao convite feito por aquele organismo, na sequência da elaboração de espantalhos para as hortas urbanas e comunitárias da cidade.
A construção de espantalhos é um hábito já bastante antigo e o seu principal objetivo consiste em afugentar as aves. São colocados no meio de hortas ou plantações, simulando a presença do ser humano, para que os animais aéreos não destruam as plantações.
Assim, elaborámos um par de bonecos feitos de palha, roupas velhas, chapéus, trapos e outros materiais, que com a ajuda de toda a comunidade escolar deram origem à “Giroflé” e ao “Giroflá”.
Tivemos oportunidade de passear pelo espaço, observar as plantações, visualizar outros espantalhos e conviver com outras escolas também envolvidas neste projeto.
A manhã culminou com um lanche oferecido pela organização, em ambiente de partilha e companheirismo e com a entrega de um prémio a todos os participantes.
Valeu a pena!

A professora
Matilde Martins