Semana Ubuntu na turma PIEF (8 a 12 de janeiro de 2024)

Semana Ubuntu na turma PIEF (8 a 12 de janeiro de 2024)

  • 1.º dia (segunda-feira, 8 de janeiro de 2024) – Liderar como Mandela

 

2.º dia (terça-feira, 9 de janeiro de 2024) – Construir pontes

3.º dia (quarta-feira, 10 de janeiro de 2024) – Vencer obstáculos

4.º dia (quinta-feira, 11 de janeiro de 2024) – Vidas Ubuntu

 

5.º dia (sexta-feira, 12 de janeiro de 2024) – I have a dream

Depois de numa primeira fase, em dezembro de 2021, trinta professores terem estado em formação numa organização conjunta entre o Agrupamento de Escolas José Sanches e S. Vicente da Beira e responsáveis pelo projeto nacional Escolas Ubuntu, agora e entre 8 a 12 de janeiro de 2024, foi construída a 3.ª semana Ubuntu, na turma PIEF e na escola sede do AEJSSVB, em Alcains sob a coordenação do Psicólogo Luís Marçal e dos professores Cristina Granada e Adilton Albano. Contaram ainda com os testemunhos de vida de dois colaboradores da escola: o sr. Luís Nunes e o Sr. Jaime Carvalho.

Em colaboração com a Direção-Geral da Educação, o programa Escolas Ubuntu procura contribuir para o desenvolvimento de competências socioemocionais em linha com o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória, procurando promover o sucesso educativo e o combate ao abandono escolar, bem como formar cidadãos ativos. A palavra Ubuntu significa “Eu sou porque tu és”, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas. Esta palavra condensa a ideia de que a nossa humanidade se realiza num modo de estar na vida consciente da importância da interdependência de cada um com aqueles com quem se relaciona. Baseado na Ética do Cuidado, cada um é convidado a considerar-se responsável por cuidar de si, dos outros e do planeta. Os pilares que fundamentam o método Ubuntu visam o desenvolvimento das competências de autoconhecimento, autoconfiança, resiliência, empatia e serviço. Estas competências são trabalhadas em grupo através do recurso a dinâmicas, visionamento de filmes e outras atividades que visam ainda privilegiar a aprendizagem e o desenvolvimento integral dos participantes, promovendo também o trabalho de equipa, o pensamento crítico e autorreflexivo, a comunicação, a resolução de problemas, entre outras.

As fases seguintes do trabalho passarão pela consolidação do clube Ubuntu que envolverá alunos do Agrupamento em atividades que visam desenvolver o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço à comunidade, bem como a criação do espírito “tornar-se pessoa” à luz dos princípios enunciados.

A equipa da semana Ubuntu