“Once Upon a time…” (Teatro Bilingue no 1.º ciclo- Inglês)

“Once Upon a time…” (Teatro Bilingue no 1.º ciclo- Inglês)

Era uma vez… alunos de 3.º, 4.º e 5.ºs anos cansados de um ano letivo longo, repleto de desafios novos (e alguns muito estranhos e difíceis de entender), aprendizagens diversificadas, em contextos diversos (ora na escola, ora em casa,…) e ainda assim, com muita vontade de ser criança!

Certo dia, (nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho) esses alunos foram convidados, pelas professoras de Inglês, a assistir (online), nas suas salas de aula, a uma pequena peça de teatro, bilingue (em inglês e português), ‘Once Upon a Time…’

E não satisfeitos, alguns desses alunos (das escolas básicas dos Escalos de Cima, da Lardosa, de Tinalhas e da Póvoa de Rio de Moinhos) convidaram os mais pequenos (das turmas de 1.º e .2ºs anos) a juntarem-se ao enredo.

E assim começou mais uma história, para os alunos levarem consigo!

 

Esta história foi dinamizada pela plataforma de criação teatral, Círculo de Giz, composta por profissionais de teatro e educação. Com experiência em, ensino do teatro e expressão dramática, teatro infantil, teatro para adultos e comunidade. Há cerca de oito anos que direciona o seu trabalho para os alunos de 1.ºciclo, fazendo uso da língua inglesa, em articulação com o currículo desta disciplina, desenvolvendo assim, projetos no âmbito do teatro educativo, através de narrativas e jogos dramáticos onde as crianças são o elemento central.

A atividade surgiu em articulação com os objetivos do projeto Erasmus+ ‘Primary International Schools together for the exChaNge of Interactive CLIL training (P.I.C.N.I.C.)’, implementada pela  professora de Inglês, que identificou nesta peça de teatro, e em concreto no trabalho desenvolvido pela ‘ Círculo de Giz’, uma excelente oportunidade para: ensinar através da arte e levar até aos alunos uma experiência diferente de contacto com a aprendizagem não-formal; colocar em evidência aprendizagens realizadas ao longo do ano letivo, na disciplina de Inglês e para motivar os alunos para as temáticas curriculares, através de uma dinâmica, interativa e didática, na qual as crianças podem participar ativamente.

Bem-haja, às personagens principais desta história, os alunos e às secundárias (Círculo de Giz, Professoras intervenientes, a Escola), que foram quem promoveu a felicidade em 60 minutos, de uma aula diferente!

Prof.ª Dina Costa