Promovida pelo CCTIC da IP Santarém em colaboração com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Concurso “Autores Digitais”, que já vai na sua 5.ª edição, é uma iniciativa que convida nas escolas, alunos, docentes e famílias a criar uma história com texto e ilustração originais, sendo a mesma publicada numa aplicação online, a partir de um tema dado, que deverá ser abordado na história inventada.
No início do ano letivo, alunos, pais e a professora da turma do 2.ºB da EB1 de Alcains relevaram o desafio lançado pela professora bibliotecária de escrever sobre “O discurso de ódio online”, temática desta edição, produzindo e ilustrando uma linda história a que deram o nome de “O Reino dos Cabelos Dourados”. Esta ficou disponível online no “StoryJumper” como livro digital inclusivo, já que nele também se pode ouvir a gravação da leitura em voz alta dos pequenos autores.
Esta iniciativa teve como objetivo abordar a importância do diálogo, o combate à violência verbal, o respeito pela diferença, e outros temas relacionados com o Discurso de Ódio Online.
Numa primeira fase, disponibilizou-se a história na página do CCTIC, para uma votação pública através de atribuição de estrelas. A apreciação final foi da responsabilidade de um júri multidisciplinar constituído pelo CCTIC, professores da ESE de Santarém e de outros parceiros do Centro, tendo em consideração a votação do público, mas não sendo esta determinante na sua apreciação.
No dia 7 de junho, recebemos a fantástica notícia de que o 2.ºB da EB1 de Alcains obtivera o 1.º Lugar na categoria de 1.º e 2.º anos.
Todos os envolvidos estão de parabéns neste trabalho de articulação colaborativa entre alunos, professores e a biblioteca escolar, em que foram cumpridos os objetivos de sensibilizar e promover o gosto pela leitura e pela escrita, desenvolver a criatividade através da produção de textos e da criação de ilustrações sobre o tema, estimulando a interação dos alunos com as tecnologias e fontes de informação diversificadas e se incentivou, ainda, a interação entre a família e a escola.
As professoras: Mª Cristina Serra e Mª do Céu Vaz