As turmas do 8.º ano da Escola Básica e Secundária de Alcains participaram na sessão Namorar com Fair Play dinamizada por estagiárias da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). As sessões decorreram no dia 23 de maio, no auditório da escola-sede no período da manhã, tendo contado com dois momentos.
A atividade, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, contou com uma apresentação feita pelas estagiárias. Contou, também, com um momento para os alunos colocarem questões no final da apresentação. A atividade foi articulada com a Estratégia de Educação para a Cidadania de Escola (EECE) e teve como base os seguintes domínios:
– Igualdade de Género (Grupo 1), com a promoção da igualdade de direitos e deveres das alunas e dos alunos, sem preconceitos nem estereótipos de género, na perspetiva de uma alteração de atitudes e comportamentos;
– Sexualidade (Grupo 2), com informações relacionadas com a prevenção do risco, na área da sexualidade e da violência;
– Voluntariado (Grupo 3), com a contribuição para impulsionar o desenvolvimento harmonioso de todos os envolvidos, uma vez que as sessões partiram de uma oferta da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco.
São ações mobilizadoras como esta, com o propósito de reforçar a importância do voluntariado como meio de promoção da coesão social, numa interação de partilha, que abrem o caminho para os alunos se tornarem cidadãos mais informados.
A oferta da Cáritas Interparoquial de Castelo Branco direcionada aos alunos deste Agrupamento de Escolas foi articulada entre a Direção, professora Célia Cotrim, e a professora de Cidadania e Desenvolvimento, Sandra Adrião.
Um especial agradecimento, à Cáritas Interparoquial de Castelo Branco e ao Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).









