Iniciámos em outubro, por iniciativa do SPO/GAIA, um novo projecto “Práticas e técnicas de Meditação e Mindfulness”. Esta atividade está a ser implementada nas turmas do 7.º ano (semanal ou quinzenalmente), nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento da professora Alice Lourenço e orientada pela professora Conceição Oliveira.
A introdução da meditação na escola visa criar um espaço de serenidade num quotidiano onde os distratores são cada vez mais e invadem, permanentemente, a vida dos nossos jovens. Com a Meditação Mindfulness que significa, segundo Jon Kabat-Zinn, “prestar atenção de forma consciente ao momento presente, intencionalmente e sem julgamento”, os alunos são convidados a uma prática de introspecção, a serenar a o corpo e a mente, e a desenvolver a capacidade de autoanálise e de auto conhecimento.
Já difundida em vários países, os estudos científicos realizados sobre a aplicação da prática de Meditação Mindfulness na escola têm demonstrado melhorias ao nível da concentração e do foco; da calma e da paciência; redução do stress e da ansiedade, incremento da inovação e da criatividade. Segundo estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA), da Universidade Justus Liebig Giessen (Alemanha) e da Universidade de Massachusetts (EUA), por exemplo, o Mindfulness é capaz de modificar a estrutura cerebral, aumentando a densidade da massa cinzenta no hipocampo e reduzindo a massa cinzenta na amígdala. Isto significa um aumento da área cerebral ligada à aprendizagem, memória, introspeção, e redução da área relacionada ao comportamento mais agressivo, reatividade e respostas impulsivas.
Desejamos que esta atividade vá ao encontro das necessidades dos nossos alunos e que a médio prazo possamos fazer um balanço positivo da mesma. Neste sentido, apelamos a toda a comunidade escolar, sobretudo às famílias, para incentivarem os seus educandos, sempre que possível, a praticar a Meditação Mindfulness também em contexto familiar.
Contamos com todos nesta caminhada para a vivência mais serena dos desafios que se colocam aos nossos jovens no seu dia-a-dia.
SPO/GAIA