Atividade do Clube de Ciência Viva
No dia 3 de fevereiro às 9:15 horas recebemos a visita de duas professoras do Clube de Ciência Viva.
O motivo desta experiência foi que na primeira visita à nossa escola das professoras Lucinda e Sandrine, pedimos muito a realização do vulcão, portanto as professoras foram simpáticas e não se esqueceram!
Usamos estes ingredientes para a montagem do vulcão: bicarbonato de sódio, detergente, corante vermelho e vinagre.
Dentro do nosso vulcão (copo de vidro revestido a barro) pusemos o bicarbonato de sódio e o detergente, juntámos o corante e por fim o vinagre e já estava pronto. De imediato começou a surgir espuma vermelha da cratera do vulcão.
Foi muito divertido!
Os alunos do 4.º ano: Pedro Santos e Rodrigo Cardosa.
Erosão dos solos
Dia 3 de fevereiro, às 9:15h, vieram à escola EB1 de Tinalhas, as professoras do Clube da Ciência Viva do Agrupamento de Escolas José Sanches S. Vicente da Beira e vieram cá fazer uma experiência onde pudemos ver o que acontece quando os solos ficam desprovidos de vegetação. Provocando a erosão dos solos.
Por exemplo, neste verão verificamos este problema na Serra da Estrela quando os fogos destruíram quase toda a vegetação da serra e depois com as primeiras chuvas tudo foi arrastado pela serra abaixo.
Aprendemos que o solo demora entre 500 a 1000 anos a formar um centímetro.
As professoras trouxeram um exemplo de solo nu, um solo com folhas e paus e um solo com plantas e raízes. Disseram-nos para deitarmos água num copo com 150 ml e depois nós deitamos nos solos para ver o que acontecia. No solo nu saiu muita água com solo, no solo com folhas deitou água limpa e o solo com plantas deitou pouca água.
E esta foi a visita do Clube de Ciências Viva à EB1 de Tinalhas.
Nós gostamos muito desta experiência e queremos mais!
Os alunos do 4º ano: Maria Carolina e Rodrigo Sebastião.