O dia 21 de março é o “Dia Mundial da Árvore” para nos relembrar da importância da floresta, fonte de diversos recursos necessários à sobrevivência humana. De modo simbólico, para relembrar esta data, alunos do Programa Eco-Escolas plantaram no recinto escolar da escola sede, no dia 19 de março, um carvalho-roble (Quercus robur) e, devido às condições climatéricas adiou-se para o dia 26 de março a plantação da alfarrobeira (Ceratonia siliqua), tarefa que foi realizada com entusiasmo pela turma do 5.ºB.
As duas árvores foram gentilmente cedidas pela Câmara Municipal de Castelo Branco, a quem agradecemos e são espécies autóctones, originárias do nosso território.
O carvalho-roble pode atingir 30 a 40 metros de altura e viver entre 500 ou 1000 anos. O mais antigo da Península Ibérica situa-se no distrito de Braga, na localidade de Póvoa de Lanhoso.
As alfarrobeiras atingem 10 a 15 metros de altura e também podem viver 500 anos. É uma planta utilizada na alimentação, na produção de fármacos e em cosmética.
A Equipa do Eco-Escolas