No passado dia 23 de maio, quinta-feira, a EB1 e o Jardim de Infância de Lardosa participaram nesta iniciativa, que visa celebrar e fomentar a aprendizagem ao ar livre, fora das habituais quatro paredes da sala de aula. Os benefícios estão comprovados: melhoram a saúde das crianças e estabelece-se uma maior ligação e compreensão da natureza.
O dia iniciou-se com um percurso pedestre até aos Viveiros Miguel Vaz, que tem uma superfície agrícola de 10 ha e cuja atividade principal se relaciona com a produção, importação e exportação de árvores de fruto e algumas plantas ornamentais. Começámos por envasar medronheiros, mélias e pinheiros mansos, que carinhosamente vamos tratar. Explorámos o espaço e visitámos as estufas onde se encontram as espécies mais frágeis, como a laranjeira e o kiwi e até degustámos a folha da planta do açúcar.
A alguns metros de distância tivemos também oportunidade de visitar uma propriedade de produção de cogumelos Shiitake. Aprendemos que este processo se inicia com a inoculação de troncos de carvalho com cerca de 1m, que depois de inoculados e devidamente preparados para o efeito, conseguem grandes produções mensais, com vista à sua comercialização. Pudemos colher cogumelos (que parece que já estavam à nossa espera) e trouxemos connosco cogumelos desidratados, para depois, na sala de aula, hidratarmos.
Regressámos à escola cansados, mas felizes, com sentido de fazer jus a este Dia, que bem aproveitado ensina competências fundamentais de vida como a resiliência, a partilha, a interajuda e o respeito pela Natureza.
Profª. Matilde Fernandes Martins