Existem datas que merecem ser comemoradas, uma destas é o Dia Internacional da Matemática – também Dia do Pi (π), sempre aos catorze dias do terceiro mês de cada ano. À razão, constante, entre o perímetro do círculo e o seu diâmetro foi atribuída uma letra do alfabeto grego – π (pi). Podemos encontrá-lo em tudo o que nos rodeia e é circular. A sua irracionalidade fascina desde a antiguidade e continua a motivar a busca pela descoberta das suas casas decimais, infinitas… π = 3,14 15926535 8979323846 2643383279 5028841971 6939937510… Assim, utilizar o valor de 3,14 ou 3,1416 é utilizar um valor aproximado de um número cuja quantidade de casas decimais conhecidas, em 2019, já incluía 31,4 x 1 000 000 000 000 dígitos, calculados por Emma Haruka Iwao (cientista da computação japonesa).
Os alunos do 2.º ciclo da Escola EBI de São Vicente aceitaram o desafio de procurar o lado divertido desta constante matemática através da recolha de piadas sobre esta temática. Estas foram reunidas num mural intitulado de “πADAS A CIRCULAR”, exposto na entrada da escola para divertimento de todos – sim, porque a matemática também nos pode arrancar umas boas gargalhadas!
Neste dia os alunos assistiram, ainda, em direto, via YouTube, pelas 11.30h, à palestra promovida pela Associação de Professores de Matemática (APM), difundida a partir de Angra do Heroísmo (Açores), sob o título de “Grafos – os reis da selva”. Esta palestra teve como oradora principal a Dra. Inês Guimarães, conhecida no mundo digital pelo seu trabalho como MathGurl. Nesta palestra os alunos tiveram a oportunidade de viajar pela Teoria dos Grafos e, de acordo com a oradora, “ Na selva da matemática habitam várias estruturas com diferentes comportamentos. Os grafos (não confundir com “garfos”!) são umas das mais fascinantes e úteis, surgindo muitas vezes camuflados… Das redes sociais à coloração de mapas, eles encontram-se por toda a parte e, para os encontrarmos, basta usarmos uns bons binóculos.”
Em qualquer uma das atividades pudemos constatar o elevado interesse e empenho dos alunos envolvidos.
Saudações matemáticas,
Professora Graciosa Mateus