Controlo de Plantas Invasoras no Recinto Escolar

Controlo de Plantas Invasoras no Recinto Escolar

Hoje, véspera do Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, iniciou-se, com a colaboração dos alunos da turma do 8.ºC, em Ciências Naturais, o controlo da erva-das-pampas, (Cortaderia selloana), uma planta invasora que tem aumentado a sua área de ocupação no recinto escolar.
Alguns alunos da turma reduziram dois tufos da planta, bastante densos, com ajuda de pás e enxadas, e outros recolheram e separaram algum lixo encontrado no chão da escola.
A erva-das-pampas, embora visualmente atrativa pelas suas grandes plumas brancas, é uma espécie exótica invasora. É originária da América do Sul e espalha-se com facilidade, ameaçando a biodiversidade local. Além disso tem folhas cortantes que podem representar um risco. Está ainda associada ao agravamento dos problemas respiratórios nos seres humanos.
Esta ação terá de ter continuidade nos próximos anos, também com a colaboração de funcionários, para se tentar erradicar esta planta do espaço escolar.
Na próxima sexta-feira, alguns alunos de diversas turmas, voluntários, continuarão a ação e farão também controlo do chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), planta originária da África do Sul que forma tapetes densos que impedem o crescimento de outras plantas, afetando assim o equilíbrio dos ecossistemas.
A Equipa do Eco-Escolas