O dia começou cedo, a partir das 8h da manhã, já encarregados de educação e pais levavam os seus meninos e meninas para a atividade de transição de ciclo que vinha a ser preparada pelos psicólogos do Agrupamento ao longo do ano letivo.
Na mudança de escola e de nível de ensino, a criança perde um espaço conhecido, um profissional de referência, rotinas e hábitos instalados e a segurança perante o que conhece e lhe é habitual. Não sendo a 1.ª vez que esta atividade é dinamizada no nosso Agrupamento, continua a revelar-se como estratégia facilitadora no processo de transição do 1.º para o 2.º ciclo, na construção de uma atitude positiva em relação à escola, diminuindo níveis de ansiedade, medos e inseguranças.
Após quatro anos numa escola do 1.º ciclo, dois dos quais em situação de confinamento, é normal que pais e alunos sintam algumas inquietações e se preocupem com a transição para uma nova escola, sobretudo para os alunos que vêm das aldeias anexas ao Agrupamento: escola maior, novos amigos e colegas, vários professores, disciplinas novas.
Para que esta passagem se torne num momento com um mínimo de sobressaltos, que justifica abordagens de intervenção em diferentes domínios o departamento de Educação Especial, o Gabinete de Apoio Individual ao Aluno (G.A.I.A) e o Serviço de psicologia e Orientação (SPO), em articulação com os professores de 1.º ciclo, que lecionam o 4.º ano de escolaridade, professores de 2.º ciclo, pessoal não docente e a Direção do Agrupamento dinamizaram, mais uma vez, a atividade de transição de ciclo, nos dias 30 de maio e 9 de junho, em S.V. da Beira e em Alcains, respetivamente.
Os alunos do 4.º ano foram “apadrinhados” pelos alunos Mentores de 10.º ano que os acompanharam ao longo deste dia em atividades de orientação e conhecimento do novo espaço escolar; Ateliê das experiências divertidas no âmbito das Ciências da Natureza, Projetos da escola: desporto escolar; IncluArte, Xadrez, Robótica, sem esquecer o belo menu no bar dos alunos e refeitório da escola.
Numa perspetiva de aprendizagem mais formal, os alunos vivenciaram, em contexto real, o que é ser aluno de 2.º ciclo, estando incluídos em diferentes disciplinas, em turmas de 2.º ciclo.
Neste dia, estes alunos tiveram a oportunidade de vivenciar e perspetivar o seu percurso escolar no agrupamento que se quer tranquilo e confiante.
O dia terminou pelas 17h, o brilho nos olhos e os sorrisos, que andavam camuflados pelas máscaras, encheram o coração de todos nós. Foi um até já, até setembro.
Departamento de Educação especial
SPO
GAIA
Notícia no Jornal Reconquista do dia 15 de junho de 2022