Dando continuidade ao Projeto Pais na Escola, no dia 19 de abril das 14h30m às 15h30m, a turma do 3.º A teve o privilégio de contar a presença de Silvina Nabais, Técnica Superior de Serviço Educativo do Museu de Lamas (Museu da Cortiça).
O tema “À descoberta da cortiça foi iniciado com a leitura dramatizada da história “O misterioso desaparecimento das roupas do sobreiro.” ”
(Sinopse) Num dia escaldante de verão, um grupo de homens de machados nas mãos, aproximaram-se do sobreiro e retiraram-lhe alguma cortiça que tinha vestida. Espantado, olhou para o seu tronco, reparou que o tinham despido e que lhe tinham pintado um número branco nas costas. Cansado de tanto esperar, resolveu ir à procura dos homens para lhe devolverem a sua roupa, isto é a cortiça. Na sua aventura, encontra animais e outros sobreiros que lhe explicam para onde foi a sua a cortiça e para que é utilizada. Esclarecido, regressa ao seu montado, consolado e feliz por ser uma árvore muito importante para o Homem e para os Animais.
Posteriormente fez a caracterização, identificação e aplicação dos diferentes tipos de cortiça: (experiência sensorial) – Cortiça virgem – 1.ª extração; – Cortiça secundeira – 2ª extração; – Cortiça amadia – tem a qualidade exigida para a produção de rolhas. Fase do processo de transformação da cortiça (experiência sensorial) – Prancha de cortiça amadia → traço → apara → rolha.
Na Oficina de expressão plástica, os alunos procederam à elaboração de um magnético, com a forma de uma bolota e folhas do sobreiro.
O material de suporte utilizado: aglomerado de cortiça natural e aglomerado de cortiça com borracha. Com as técnicas: pintura com pastel de óleo e colagem.
Mais uma atividade realizada e novas aprendizagens adquiridas.
Os alunos e professoras agradeceram a vinda da madrinha e da mãe da aluna Maria Rita à turma.
As professoras Maria de Jesus e Maria Emília