Dia Mundial do Ambiente – turma do 1.2ª A da EB1 de Alcains

Dia Mundial do Ambiente – turma do 1.2ª A da EB1 de Alcains

Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado anualmente no dia 5 de junho. A celebração da data tem como objetivo a sensibilização e a elaboração de ações que visem à preservação ambiental.

A turma do 1.2ªA da EB1 de Alcains não deixou passar em branco esta data.

No dia 4 de junho, os alunos foram sensibilizados para o tema, pois a escola tem um papel fundamental na formação de cidadãos conscientes. Assim, é imprescindível que a educação seja sempre relacionada com a vida do aluno.

As crianças desenvolveram várias atividades, tais como: a audição e visualização de histórias, pintura de desenhos alusivos ao Dia Mundial do Ambiente, apresentação e entoação da canção “Proteger a Natureza” e o lançamento de um desafio para através de uma imagem criarem uma história sobre a temática em causa.

Desta última atividade surgiram vários textos magníficos, mas como aprendemos na área de Estudo do Meio…tivemos de fazer uma votação para eleger o que iria representar a nossa turma na página do jornal do nosso Agrupamento.

E assim foi…após a eleição, o aluno Leonardo Barata escreveu a sua história no computador e usou o que temos aprendido na Oferta Complementar, entre outras coisas, como escrever um texto em word.

Professora Dulce Luís

——————————————————————————————————-

Vamos reciclar!!!

Era uma vez, um gato grande, um rato pequeno, uma minhoca comilona e um corvo azul que viviam numa floresta e o objetivo deles era irem para a cidade.

Enquanto caminhavam na floresta apareceu uma cobra que disse:

– Eu mostro-vos o caminho para a cidade, mas vocês têm de reciclar o lixo que existe na floresta.

Eles disseram:

– Vamos ao trabalho!

Algum tempo depois encontraram cinco ecopontos. O azul era para o papel, o amarelo para o plástico, o verde para o vidro, o vermelho para as pilhas e por último o laranja para os óleos usados.

Como eram cinco ecopontos e eles eram só quatro animais, a cobra ofereceu-se para ajudar e cada um ficou com o seu ecoponto.

Juntos começaram a apanhar o lixo e a separá-lo.

Quando terminaram os trabalhos de separação e reciclagem nos respetivos ecopontos, a cobra sussurrou:

– O caminho para a cidade é logo à direita.

Juntos, os quatro amigos seguiram as instruções e chegaram à cidade.

Leonardo Barata