Visita de Estudo ao Museu das Comunicações e Museu MAAT

 

    No dia 15 de fevereiro, as turmas do 8.º ano participaram numa visita de estudo a Lisboa ao Museu das Comunicações, à exposições Casa do Futuro e Correios e Telecomunicações e ao Museu MAAT, com os docentes Marta Belo, Alzira Barata, Américo André, Carlos Casal e Piedade Esteves.
A manhã foi dedicada à tecnologia, primeiro no Museu das Comunicações, um espaço preparado para, de forma lúdica e interativa, mostrar aos mais novos a história do que têm sido os meios de comunicação. Alguns episódios engraçados provaram a necessidade de aprender com o passado. O telefone de disco, desaparecido ainda há tão pouco tempo, levantou os maiores problemas aos jovens que não sabiam como marcar números ou usar o auscultador.
Mas, ao lado do passado, mora o futuro. A visita seguinte foi a uma casa conceptual onde se demonstra como as mais recentes tecnologias podem estar ao serviço do bem-estar diário. Novos conceitos e novas soluções para a habitação no século XXI passam por televisões que servem de telemóvel, computador e centro de controlo da casa, mas também por melhores acessibilidades para pessoas com necessidades especiais ou a vigilância e a comunicação. Nas palavras da guia, “a casa do Futuro engloba todo o tipo de soluções que possam tornar a vida mais confortável”.
Se a manhã foi dedicada à tecnologia, a tarde foi passada com as artes, na zona de Belém, junto ao rio Tejo, numa das zonas emblemáticas e históricas da cidade de Lisboa. A visita ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT) foi bastante enriquecedora, conhecendo assim, um museu único de arte contemporânea que oferece um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa.
Esta visita foi bastante enriquecedora, tornando-se uma fonte de saber e experiência não só para a vida escolar dos alunos mas também para a sua vida ativa.

Professora Marta Belo