Visita de estudo ao Dino Parque e Grutas de Mira de Aire – alunos das EB1 de Lardosa e de Alcains (3.º/4.º anos)

    No dia 4 de abril de 2019, os alunos das EB1 de Lardosa e de Alcains (3.º/4.º anos), partiram à aventura numa viagem ao passado ao visitarem o Dino Parque na Lourinhã.

    O Dino Parque é um museu ao ar livre, inserido numa área de 10 hectares, especialmente concebido para ser uma experiência que inclui 4 percursos correspondentes a algumas épocas da história da terra, nomeadamente do final da Era Mesozoica, que incluiu os períodos Triássico, Jurássico e o Cretáceo.

    Ao longo desses percursos os alunos puderam observar mais de 120 modelos de dinossauros e outros animais à escala real. Os alunos puderam ainda experimentar algumas atividades relacionadas com a paleontologia no local existente para o efeito.

    Após estas atividades, e um bom almoço, seguiu-se viagem até Mira de Aire, para visitar as grutas com o mesmo nome.

    As Grutas de Mira de Aire foram descobertas no final dos anos 40 e abertas ao público no ano de 1974. Fazem parte das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, estão localizadas no Parque Natural da Serra de Aires e Candeeiros e são as maiores do país.

    A visita, sempre guiada, começou num pequeno auditório com a apresentação de um vídeo coma explicação da formação das grutas e da sua descoberta. Depois, fomos até ao local em que os exploradores entraram pela primeira vez, ao descobri-la.

A descida fez-se por 683 degraus, distribuídos entre as diversas “salas” e muitas plataformas, cada uma com sua peculiaridade. Passámos por alguns precipícios, lagos com moedinhas e as suas maravilhosas estalactites e estalagmites que crescem à “extraordinária velocidade” de um centímetro por século as primeiras e de um milímetro as segundas. No término da visita, chegámos a 130 metros de profundidade. A volta para a superfície foi feita num grande elevador.

    Após esta magnifica visita… muito cansados, mas muito mais enriquecidos culturalmente… regressámos às nossas localidades e casas.Foi um dia formidável!

Profª. Dulce Luís