Visita de estudo à Universidade de Aveiro

       No passado dia 16 de fevereiro de 2018 realizou-se uma visita de estudo à Universidade de Aveiro, com as turmas do 10.º, 11.º e 12.º ano do curso de ciências e tecnologias do nosso agrupamento. Esta visita realizou-se no âmbito das disciplinas de Físico Química A, Biologia e Geologia e Biologia. Os alunos foram acompanhados pelas docentes: Isabel Vieira, Anabela Vaz, Lisete Sousa e Paula Beato. O principal objetivo, para além de dar conhecer as instalações, laboratórios e cursos (planos curriculares e saídas profissionais), foi despertar o interesse dos jovens estudantes para áreas do saber, que vão desde as ciências e tecnologia, à saúde. Aquando da nossa chegada fomos recebidos por alunos finalistas de diferentes cursos que nos acompanharam durante todo o dia.
A visita guiada aos diversos laboratórios de investigação, unidades e departamentos foi orientada e estruturada, em função das necessidades e interesses dos alunos, embora alguns alunos não tenham visitado todos os departamentos que pretendiam devido à limitação no número de elementos por grupo. A visita foi muito produtiva e os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diferentes departamentos, de acordo com as áreas de interesse.
No final não resistimos a provar um dos doces mais típicos da região, os ovos moles, cuja origem remonta aos antigos conventos femininos da região. Ainda houve tempo para passear junto ao Canal de S. Roque e observar os moliceiros, barcos tradicionalmente utilizados para a colheita de algas na Ria de Aveiro.

Departamento de Ciências Experimentais