“Promover a transição de ciclo – A minha nova escola é fixe ” Atividade de articulação interciclos

Com a finalidade de suavizar a integração de todos os alunos do Agrupamento na transição do 4.º para o 5.º ano, o Gabinete de apoio ao aluno ( GAIA), o Serviço de psicologia e orientação (SPO), em articulação com a Educação Especial e a Biblioteca Escolar dinamizaram a 2.ª atividade de inclusão escolar “ Promover a transição de ciclo – A minha nova escola é fixe” no passado dia 30 de maio na escola de São Vicente da Beira e na escola sede do agrupamento em Alcains.
Após 4 anos numa escola do 1.º ciclo é normal que pais e alunos sintam algumas inquietações e se preocupem com a transição para uma nova escola, sobretudo para os alunos que vêm das aldeias anexas ao Agrupamento: escola maior, novos amigos e colegas, vários professores.
Ao longo do ano os alunos do 4º ano foram conhecendo e realizaram várias atividades com os padrinhos, alunos da turma do 7.ºA que neste dia os acompanharam em atividades de orientação e conhecimento do novo espaço escolar; projetos da escola; atividades lúdicas/desportivas; nas aulas com os colegas de 5.º ano; nas atividades realizadas na biblioteca escolar.
Para além de confraternizarem durante os lanches e almoço no refeitório da escola houve momentos de partilha de saberes, de experiências: Na opinião do Gabriel, do Eduardo, do Bernardo alguns dos alunas de 4.º ano “Atividades divertidas e espero que no próximo ano me sinta tão bem como hoje”… “Gostei muito desta escola, dos monitores e espero vir para cá no próximo ano”…. “Gostei de conhecer a escola e de participar na aula de português com os alunos de 5.º ano. Em São Vicente da Beira os alunos do 4ºano “ gostamos muito de participar nas actividades”. Para os monitores a experiência não foi menos enriquecedora: “ Foi muito fixe.”…. “ É muito importante os alunos de 4.º ano virem à nossa escola para se irem adaptando”… “ Esta atividade marcou a minha vida”… “Senti-me feliz e útil” foi também a opinião da aluna Jéssica Quintas e do David Santos. Neste dia, estes alunos tiveram a oportunidade de vivenciar e perspetivar a sua transição de ciclo, na nova escola do agrupamento que se quer tranquila e confiante.

Organização:
Educação Especial
GAIA
SPO
BE