Projeto Escola Alerta, Sarau “Gerações em Diálogo”

Gerações em diálogo, foi o título dado à atividade desenvolvida pelo projecto Escola Alerta do Agrupamento de Escola José Sanches e S. V. Beira, coordenado pelas professoras Alice Lourenço e Piedade Esteves, que juntou no palco do Centro Cultural de Alcains, no dia 6 de junho, duas gerações: alunos da escola e utentes do Lar Major Rato.
A realização deste sarau intergeracional permitiu alertar para as barreiras sociais e barreiras arquitectónicas que urge esbater e contribuir para melhorar os momentos de convivência social entre gerações e as condições de acesso aos espaços públicos. O Centro Cultural de Alcains está inserido num espaço privilegiado e num edifício magnífico contudo as pessoas com alguma dificuldade no andar e as pessoas com mobilidade reduzida não conseguem chegar ao auditório de forma autónoma necessitando de ajuda. Desta forma salienta-se a determinação e vontade da equipa técnica, funcionários do Lar Major Rato e familiares com que venceram a irregularidade do caminho.
Quando esta atividade foi apresentada ao Lar Major Rato foi logo acolhida pelo Sr. Presidente Mário Rosa, pela Drª. Marta e pelo professor Gil. Foram-se estabelecendo alguns contactos, realizaram-se alguns ensaios e no dia 6 de junho concretizou-se o convívio. Foi uma tarde diferente, disfrutada pelas turmas de 3.º e 4.º ano, utentes do lar, familiares e comunidade em geral que se juntou e preencheu todo o espaço do auditório.
Do programa fez parte a história “No reino da bicharada”de Luísa Ducla Soares apresentada pelo grupo de teatro do Agrupamento “Os imprevisíveis” orientado pela professora Fátima André, o grupo de alunos do projecto Escola Alerta e o grupo coral do Lar. Houve, ainda, ginástica acrobática por alunos preparados pelo professor Jorge Micaelo e professora Fernanda Ladeira. O público, foi ainda presenteado com algumas músicas e canções orientadas pela professora Armanda Patrício.
A festa terminou com o hino do agrupamento.

Professoras Alice Lourenço e Piedade Esteves