Projeto Erasmus + “PICNIC – ”Primary International schools together for the exChaNge of Interactive CLIL training”

     

       Na passada semana, de 11 a 15 de novembro de 2018, uma equipa de três docentes do Agrupamento, que incluiu dois professores de 1.º ciclo, deslocou-se a Birmingham, no Reino Unido, para participar no 1.º encontro do Projeto Erasmus + “Picnic – ”Primary International schools together for the exChaNge of Interactive CLIL training”. Os trabalhos decorreram na escola primária de Brookfields, tendo contado com representantes de 5 países: Portugal, Reino Unido, Bulgária, Itália e República Checa. As atividades do projeto irão ser desenvolvidas ao longo de dois anos letivos, de 2018 a 2020.
Este primeiro encontro serviu essencialmente para a programação e preparação das atividades e distribuição de tarefas a cada país participante. O próximo encontro será na Bulgária, em março de 2019 e Portugal receberá os representantes dos outros países em outubro também de 2019.
Este projeto pretende fomentar a troca de experiências e materiais interativos no âmbito do CLIL, que significa Content and Language Integrated Learning (Aprendizagem Integrada de Conteúdos e Língua) e implica o ensino/aprendizagem de áreas curriculares como Estudo do Meio, Matemática… por intermédio de uma língua estrangeira, no caso inglês, ao mesmo tempo que se ensina essa língua estrangeira. Alguns alunos do 1.º ciclo irão ser envolvidos ao longo dos dois anos.
Nas últimas duas décadas vários estudos demonstraram que a abordagem CLIL estimula o plurilinguismo e cria oportunidades de aprofundamento de capacidades e competências. A aquisição e a sensibilização às línguas estrangeiras são cada vez mais importantes para o estabelecimento de um diálogo intercultural nas sociedades atuais e para o incremento da empregabilidade dos indivíduos. A comunicação em línguas estrangeiras está classificada como uma das oito competências de aprendizagem ao longo da vida, daí a importância da participação do nosso Agrupamento neste Projeto.

Professores Ana Maria Duarte, António Diogo Beirão e Adilton Albano